Paulo Freire
Paulo Reglus Neves Freire.
Nascido em Recife, 19 de setembro de 1921, foi um educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia critica. Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores. O educador procurou fazer uma síntese de algumas correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hequeliana e o materialismo histórico. Para ele o educador tem o dever de ensinar o aluno a interagir com o meio social e através de atitudes, buscar respostas e defender seus direitos. Teve aproximadamente 40 obras escritas, todas sobre educação. O principal livro de Freire é Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra. Paulo Freire revelou ao mundo uma educação para além da sala de aula, da educação formal, capaz não só de ensinar conteúdos e comportamentos socialmente “O diálogo aproxima os homens entre si e do mundo em que vivem. É capaz de transformá-lo e, transformando-o, o humaniza para a humanização de todos.” objetivamente pensou nos jovens e adultos trabalhadores, homens do campo e da cidade para abrir-lhes a possibilidade de enfrentarem a opressão e as injustiças. Para Freire, a “educação é um ato de amor”, sentimento em que homens e mulheres vêem-se como seres inacabados e, portanto, receptivos para aprender. A cultura é tudo o que é criado pelo homem. É o resultado do seu trabalho, do seu esforço criador e recria dor’’ . “O diálogo aproxima os homens entre si e do mundo em que vivem. É capaz de transformá-lo e, transformando-o, o humaniza para a humanização de todos.”
http://www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/biografia/03_biografia_o_criador_de_ideias.h
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